90% dos beneficiários do INSS já realizaram prova de vida em 2025

2 Min de leitura
Foto: INSS/Divulgação

O governo federal informou que mais de 30,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já realizaram a prova de vida em 2025. O número representa 90% do total de pessoas que precisam passar pelo procedimento anual para garantir a continuidade dos pagamentos previdenciários. A verificação é feita, na maioria dos casos, por meio de cruzamento de dados oficiais, dispensando a necessidade de deslocamento até agências bancárias ou uso do aplicativo Meu INSS.

Para os beneficiários que não são localizados automaticamente pelo sistema, o banco responsável pelo pagamento envia uma notificação exclusiva. O objetivo é alertar sobre a necessidade de regularização sem comprometer o recebimento do benefício. O governo reforça que o procedimento é essencial para evitar fraudes e pagamentos indevidos.

- Publicidade -

O governo também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo a prova de vida. Aposentados e pensionistas têm recebido ligações e mensagens falsas, com ameaças de corte do benefício e pedidos de dados pessoais. O INSS esclarece que não realiza contato por telefone, WhatsApp, SMS ou aplicativos para exigir a comprovação de vida, nem envia servidores às residências para esse fim.

Em caso de dúvida, os beneficiários podem consultar sua situação pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. No aplicativo, é possível verificar se a prova de vida foi realizada por meio do serviço específico. Caso apareça a mensagem “Comprovação de vida não realizada”, será necessário seguir as instruções para regularizar.

Compartilhar