A tempestade tropical Barbara se tornou um furacão, o primeiro da temporada de furacões do Pacífico leste.
O Centro Nacional de Furacões de Miami informou na segunda-feira que as ondas geradas pelo sistema de tempestades afetarão partes da costa sudoeste do México nos próximos dias. Essas ondas provavelmente causarão ondas e correntes de retorno potencialmente fatais.
O furacão Barbara estava localizado a cerca de 245 quilômetros a sudoeste de Manzanillo, no México. Seus ventos máximos sustentados foram registrados a 120 km/h. O centro da tempestade se movia para noroeste a 17 km/h.
Não havia alertas ou alertas costeiros em vigor na manhã de segunda-feira. Mas a tempestade deve trazer fortes chuvas para as áreas costeiras dos estados de Guerrero, Michoacán, Colima e Jalisco, com possibilidade de inundações localizadas.
O centro de furacões disse que as ondas de Barbara provavelmente formarão ondas fatais e correntes de retorno ao longo da costa sudoeste do México, com rajadas de vento prováveis.
Enquanto isso, a tempestade tropical Cosme ganhou força ligeiramente na segunda-feira, mas permaneceu bem longe da costa do México, cerca de 1.015 quilômetros ao sul-sudoeste da ponta da Baixa Califórnia, disse o NHC.
Às 2h da manhã, horário local, o furacão tinha ventos máximos sustentados de 80 km/h e se movia de oeste para noroeste a 14 km/h. Espera-se que Cosme atinja a intensidade próxima à de um furacão na segunda-feira, antes de virar para nordeste e ganhar velocidade de terça para quarta-feira.
Fonte: Redação