Haddad elogia Hugo Motta e destaca seu papel na discussão sobre gastos públicos

2 Min de leitura
Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um aceno ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), destacando seu papel na discussão sobre a redução estrutural dos gastos públicos.

Reunião e medidas anunciadas

Durante uma audiência na Câmara dos Deputados, Haddad mencionou uma reunião de mais de cinco horas, realizada no último domingo, onde foram debatidas alternativas ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O ministro anunciou algumas medidas relacionadas à receita, mas ressaltou que ainda não há consenso sobre as medidas de despesa, que devem ser discutidas em uma comissão de líderes do Legislativo, com apoio técnico da Fazenda.

Posicionamento de Haddad

Haddad elogiou Motta, afirmando que ele está “imbuído da melhor intenção de ajudar o Brasil” e elevando o debate público ao nível que ele merece. O ministro também destacou que o Parlamento tem autonomia para aprovar medidas estruturantes, mas cobrou a análise de propostas já enviadas pelo Executivo, como a reforma da previdência dos militares e a regulamentação dos supersalários.

Mudanças no IOF e tributação

A participação de Haddad ocorreu no contexto da apresentação de medidas alternativas para o decreto que elevou o IOF. Entre as mudanças previstas estão:

  • Recalibragem do decreto, com ajustes em parâmetros como risco sacado.
  • Tributação de 5% para títulos atualmente isentos, como letras de crédito.
  • Uniformização da alíquota de Imposto de Renda para aplicações financeiras em 17,5%
Compartilhar