Israel ataca instalações nucleares do Irã e seus principais líderes militares. Irã retalia com drones

1 Min de leitura
Foto AP/Vahid Salemi
Foto AP/Vahid Salemi

Israel lançou um ataque violento ao coração da estrutura nuclear e militar do Irã na sexta-feira, usando aviões de guerra e drones contrabandeados para o país para atingir instalações importantes e matar importantes generais e cientistas — uma enxurrada de ataques que, segundo o governo, era necessária antes que seu adversário chegasse mais perto de construir uma arma atômica.

A operação aumentou o potencial de uma guerra total entre os países e levou a região, já tensa , a uma agitação ainda maior.

O Irã retaliou rapidamente, enviando um enxame de drones contra Israel enquanto o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, alertava sobre “punição severa”. O Irã havia sido censurado pelo órgão de vigilância atômica da ONU um dia antes por não cumprir com as obrigações destinadas a impedi-lo de desenvolver uma arma nuclear.

Israel há muito ameaçava realizar tal ataque, e sucessivas administrações americanas tentavam impedi-lo, temendo que ele pudesse desencadear um conflito maior no Oriente Médio e possivelmente ser ineficaz para destruir o programa nuclear disperso e fortalecido do Irã.

Fonte: Redação

Compartilhar