Leon Draisaitl marcou na prorrogação pela quarta vez nestes playoffs, e o Edmonton Oilers derrotou o Florida Panthers por 5 a 4 no Jogo 4 da Final da Stanley Cup na quinta-feira à noite para empatar a série, apagando uma desvantagem de três gols e se recuperando após sofrer o gol de empate no final.
Jake Walman deu aos Oilers a primeira vantagem faltando 6:24 para o fim do terceiro período, antes de Sam Reinhart marcar a 19,5 segundos do fim, levando a partida para a prorrogação. Três dos quatro primeiros jogos desta final precisaram de prorrogação para serem decididos, a primeira vez desde 2013 e a quinta na história da NHL.
O gol de Draisaitl aos 11:18 do início da prorrogação — a quarta sessão de hóquei extra entre essas equipes — empatou a série de volta para o oeste do Canadá. O quinto jogo do que está se tornando uma série clássica de idas e vindas entre dois pesos pesados do hóquei acontece no sábado à noite em Edmonton.
“É obviamente um salto de sorte. Não é segredo para ninguém. Vamos aproveitar”, disse Draisaitl.
“Somos um grupo resiliente. Nunca vamos desistir, aconteça o que acontecer. Vamos encarar e voltar para casa”, acrescentou. “Nosso primeiro jogo não foi o que queríamos, e aí começamos a ganhar força. … Essa é a intensidade com que precisamos jogar quando o disco cai.”
Draisaitl estabeleceu um recorde nos playoffs da NHL com seu quarto gol na prorrogação em uma única pós-temporada, quebrando o empate que compartilhava com quatro jogadores, incluindo Matthew Tkachuk, da Flórida, em 2023, seu atual companheiro de equipe Corey Perry, que fez o mesmo com o Anaheim em 2017, e Maurice Richard (1951). Foi seu segundo gol nesta série, juntando-se a John LeClair, do Montreal, que marcou dois gols na prorrogação na vitória dos Canadiens sobre o Los Angeles em 1993, e a Don Raleigh, do New York Rangers, em 1950.
Os Oilers se tornaram o primeiro time visitante a se recuperar de uma desvantagem de três pontos para vencer uma final desde o Montreal Canadiens contra o Seattle Metropolitans em 1919. Apenas seis times se recuperaram de uma desvantagem de três pontos na final na história da NHL, a última vez em 2006.
O Edmonton está muito na disputa agora, mesmo depois de parecer que seria eliminado da série. Os Oilers ficaram atrás no placar por 3 a 0 no primeiro período, com dois gols de Matthew Tkachuk e outro a 41,7 segundos do fim, de Anton Lundell, que poderia ter sido decisivo.