A polícia dos Estados Unidos prendeu Vance Boelter, de 57 anos, principal suspeito de assassinar a deputada Melissa Hortman e balear o senador estadual John Hoffman, em Minnesota. O governador do estado, Tim Walz, confirmou a prisão neste domingo (15 de junho).
Boelter foi localizado perto de sua casa, na cidade de Green Isle, após uma caçada intensa que mobilizou mais de 20 equipes da SWAT, além de aeronaves de vigilância.
De acordo com autoridades locais, ele estava armado, mas optou por se render sem confronto. Durante a operação, o suspeito rastou até os policiais antes de ser algemado.
Boelter fugiu a pé no sábado (14 de junho) após ser confrontado pela polícia na casa de Hortman, em Brooklyn Park. Segundo o FBI, ele usava uma máscara para não ser identificado.
Dentro do SUV abandonado pelo suspeito, investigadores encontraram três fuzis AK-47, uma pistola 9 mm, e uma lista com nomes e endereços de funcionários públicos, levantando suspeitas de que havia outros alvos planejados.
O suspeito responde por duas acusações de homicídio doloso em segundo grau e duas acusações de tentativa de homicídio doloso em segundo grau.
Caso seja condenado, ele pode pegar até 40 anos de prisão. Segundo a polícia, Boelter trabalhou em uma empresa de segurança e teve treinamento militar, fatores que podem ter ajudado na fuga inicial.
Hoffman, que também foi baleado durante o ataque, passou por cirurgia e está em recuperação. Sua esposa também foi atingida, mas o estado de saúde dela não foi detalhado pelas autoridades.
Agora, os investigadores buscam entender a motivação do crime e possíveis conexões do suspeito com grupos extremistas.
A prisão encerra a maior caçada humana da história de Minnesota, que envolveu centenas de agentes federais, estaduais e locais.
Fonte: Redação