O duelo entre Rodolfo Bellato e Paul Craig no último sábado (14 de junho) na State Farm Arena, em Atlanta, terminou de forma inesperada. O brasileiro foi atingido por um chute ilegal do escocês, levando os juízes a declararem a luta como sem resultado.
O golpe aconteceu no final do primeiro round, quando Craig, que estava com as costas no chão, desferiu um chute ascendente, atingindo Bellato na região da cabeça e pescoço. O brasileiro caiu imediatamente, cobrindo o rosto com as mãos, e o árbitro considerou o movimento como uma falta acidental, interrompendo a luta.
Logo após o combate, Bellato passou a ser alvo de críticas na internet. O ex-lutador de MMA Justin Lesko chamou o caso de “vergonhoso” e levantou dúvidas sobre a extensão da lesão do brasileiro.
Diante das acusações, Bellato se pronunciou em suas redes sociais:
“Vi algumas coisas na internet dizendo que eu era um ator e assim por diante. Quando eu estava no chão, não esperava receber um chute no rosto (ilegal). Foi um chute forte, quando olhei para o juiz para reclamar, meu corpo inteiro começou a formigar e minha visão desapareceu… depois disso não me lembro de nada.”
Ele enfatizou que nunca fugiria de uma luta e mencionou o desafio físico enfrentado nos últimos meses:
“Aqueles que me conhecem há muito tempo sabem que eu NUNCA faria isso. Bati o peso duas vezes em menos de 30 dias, duas viagens seguidas. Por que eu fingiria algo, depois de tudo que passei e ainda por cima ganhando o primeiro round?”
Em entrevista à imprensa, Craig admitiu que utilizou um golpe ilegal e defendeu Bellato, pedindo que os fãs não persigam o brasileiro nas redes sociais.
“Algumas pessoas me mandaram mensagens dizendo que parecia um pouco ‘teatral’, como se ele estivesse exagerando. Não quero pensar que algum lutador esteja procurando uma saída fácil neste esporte. Somos todos lutadores, estamos todos no UFC – o ápice de nossas carreiras – e estamos procurando fazer boas apresentações.”
O escocês ainda lamentou o desfecho do combate, ressaltando que estava frustrado com o final polêmico.
Essa luta entre Craig e Bellato já havia sido remarcada anteriormente. O embate foi adiado por 14 semanas, depois que o brasileiro passou mal no dia do primeiro confronto.
Para Craig, esse combate representava um momento decisivo, já que ele vinha de uma sequência de três derrotas seguidas e estava encerrando seu contrato com o UFC.
O fim polêmico do duelo entre Bellato e Craig deixa aberta a possibilidade de uma nova luta entre os dois, algo que pode ser decidido nos próximos meses pelo UFC.