Guterres alerta para “enormes consequências” de nova intervenção militar no conflito Irã-Israel

1 Min de leitura
António Guterres (Foto: TASS)
António Guterres (Foto: TASS)

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, fez um novo apelo por cautela nesta quarta-feira (18), diante da possibilidade de ampliação do conflito entre Irã e Israel. Em comunicado, ele alertou para as “enormes consequências” que uma intervenção militar de outros países poderia gerar para o Oriente Médio e para a estabilidade global.

“Eu insisto veementemente que todos evitem qualquer nova internacionalização do conflito. Qualquer nova intervenção militar poderia ter enormes consequências, não apenas para os envolvidos, mas para toda a região e para a paz e segurança mundial em geral”, afirmou em comunicado.

O alerta vem em meio a especulações sobre uma possível participação direta dos Estados Unidos no confronto. Questionado sobre o termo “internacionalização”, o porta-voz Stéphane Dujarric explicou que se refere à entrada de mais países no conflito, embora não tenha citado nomes.

Guterres ainda reiterou seu apelo por um cessar-fogo imediato e condenou a morte de civis, os feridos e os danos causados a residências e infraestruturas essenciais.

O secretário-geral defendeu que a diplomacia seja o único caminho para lidar tanto com o programa nuclear iraniano quanto com ameaças à paz internacional.

Fonte: Redação

Compartilhar