Putin defende uso de moedas nacionais no Brics após encontro com Dilma Rousseff

2 Min de leitura
Foto: Reprodução/Video Sputnik
Foto: Reprodução/Video Sputnik

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (18) esperar cooperação com o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) para expandir a possibilidade de liquidez em moedas nacionais de países do Brics e para a criação de uma plataforma de investimentos do grupo. O líder russo se encontrou nesta tarde, em São Petersburgo, com a presidente do NBD, Dilma Rousseff. O banco aprovou e financiou recentemente cerca de 120 projetos no valor de US$ 39 bilhões (cerca de R$ 214,5 bilhões).

O encontro abre uma série de reuniões entre chefes de Estado no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF). “Há questões que exigem atenção especial. Tendo em vista a expansão da possibilidade de liquidez em moedas nacionais e novos esforços conjuntos para criar uma plataforma digital para liquidez e investimentos”, disse Putin na reunião.

O líder russo observou que essas questões também foram discutidas na última cúpula dos líderes do Brics. “Sei que vocês apoiam todas essas iniciativas. E espero muito que trabalhemos juntos nessas áreas”, acrescentou Putin, que também felicitou Dilma pela sua reeleição para o cargo de presidente da instituição.

A presidente do NBD agradeceu ao presidente russo pelo apoio e se comprometeu a fazer o melhor que puder para desempenhar suas funções da melhor forma possível.

“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o convite. É com grande satisfação que estou aqui em São Petersburgo, no Fórum Econômico Internacional, pela terceira vez. Gostaria também de agradecer o apoio da Rússia à minha candidatura à reeleição como presidente do NBD. De minha parte, farei o máximo, farei todos os esforços para cumprir minhas funções neste cargo da melhor forma possível”, disse Dilma.

Compartilhar