Os robotaxis da Waymo começarão a transportar passageiros em Atlanta, expandindo a parceria com a Uber

4 Min de leitura
(Foto AP/Terry Chea, Arquivo)
(Foto AP/Terry Chea, Arquivo)

Os robotaxis da Waymo começarão a transportar passageiros por partes de Atlanta na terça-feira, em uma expansão de uma parceria com a Uber que começou no início deste ano em Austin .

A chegada da Waymo a Atlanta, sem motoristas, acontece poucos dias depois de a Tesla finalmente lançar um serviço de robotáxi limitado em Austin, mais de cinco anos depois de o CEO Elon Musk ter prometido descaradamente que a montadora elétrica ultrapassaria rapidamente a Waymo como líder em tecnologia de direção autônoma. Ao contrário dos robotáxis da Waymo, a Tesla está inicialmente colocando um humano no banco do passageiro do serviço rival para assumir o controle do veículo caso algo dê errado.

Enquanto a Tesla está começando com cerca de uma dúzia de robotáxis supervisionados, a Waymo e a Uber já distribuíram cerca de 100 veículos totalmente autônomos em Austin, menos de quatro meses após o início da parceria. A expansão para Atlanta mantém as duas empresas alinhadas com o roteiro traçado em setembro passado .

Assim como em Austin, os robotáxis da Waymo em Atlanta serão despachados pelo aplicativo da Uber. A Uber oferecerá aos clientes a opção de solicitar um carro operado por um humano, caso não queiram fazer uma viagem autônoma. Os robotáxis cobrirão inicialmente uma área de 168.000 quilômetros quadrados dentro do mercado de Atlanta, antes de se expandirem para uma área maior.

O aplicativo de transporte próprio da Waymo está disponível em Phoenix, Los Angeles e em uma área em constante expansão da área da Baía de São Francisco. Considerando sua parceria com a Uber, a Waymo oferece atualmente mais de 250.000 viagens pagas por semana — tornando-se pioneira no ainda incipiente mercado de robotáxis.

Mas a concorrência se avizinha, já que Musk continua insistindo que o serviço de robotáxi da Tesla conseguirá crescer rapidamente e a Amazon se prepara para levar seus táxis autônomos Zoox para Las Vegas ainda este ano — com planos de expansão para São Francisco no ano que vem. A Zoox também pretende levar seu serviço de robotáxi para Atlanta, embora ainda não tenha definido uma data para isso.

A Uber já teve a ambição de construir robotáxis, mas mudou de ideia após uma acirrada batalha judicial com a Waymo, que alegou que a empresa de transporte por aplicativo roubou sua tecnologia autônoma após recrutar um de seus engenheiros. Após chegar a um acordo de US$ 245 milhões com a Waymo, a Uber acabou vendendo sua divisão de veículos autônomos após um acidente em 2018 que matou um pedestre em Tempe, Arizona.

A Uber então recorreu a parcerias com robotáxis para se manter competitiva, à medida que os táxis autônomos remodelavam o mercado de transporte por aplicativo. “Ao integrar a tecnologia de ponta da Waymo à plataforma Uber, continuamos a tornar o transporte mais conveniente, sustentável e confiável”, disse Sarfraz Maredia, que supervisiona os esforços da Uber em direção autônoma.

Com 18 parcerias diferentes de robotaxi em vigor ao redor do mundo, a Uber diz que está a caminho de fazer cerca de 1,5 milhão de viagens anuais sem motorista, transportando passageiros ou entregando comida.

Compartilhar