O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, afirmou nesta quinta-feira (26) que Teerã não tem planos de retomar negociações com os Estados Unidos, contrariando declarações recentes do presidente americano, Donald Trump, que havia anunciado conversas para a próxima semana.
Em entrevista à TV estatal, Araqchi disse que o governo iraniano ainda avalia se o diálogo com Washington é de seu interesse, especialmente após cinco rodadas anteriores de negociações terem sido interrompidas por ataques dos EUA e de Israel a instalações nucleares iranianas.
Segundo os governos americano e israelense, os bombardeios tinham como objetivo conter o avanço do programa nuclear iraniano, que, segundo eles, poderia resultar na produção de armas atômicas. Teerã, por sua vez, insiste que seu programa tem fins exclusivamente civis.
Araqchi classificou os danos às instalações como “significativos” e afirmou que autoridades iranianas estão reavaliando a situação do programa nuclear. Essa análise, segundo ele, será determinante para definir a futura postura diplomática do país.