O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (26) que Washington assinou um acordo com a China na véspera e que um novo pacto comercial com a Índia pode estar próximo. “Acabamos de assinar com a China ontem”, declarou durante um evento na Casa Branca. “Temos um que pode sair em breve, talvez com a Índia — um muito grande.”
A declaração ocorre em meio às tensões comerciais entre os EUA e seus principais parceiros, marcadas por tarifas recíprocas e negociações intensas.
Em 2 de abril, Trump assinou uma ordem executiva impondo tarifas sobre importações de diversos países. Posteriormente, em 9 de abril, anunciou a aplicação de uma tarifa base de 10% por 90 dias a mais de 75 nações que não retaliaram e solicitaram negociações — com exceção da China.
Nos dias 10 e 11 de maio, representantes dos EUA e da China se reuniram em Genebra para uma rodada de negociações comerciais e econômicas de alto nível. O encontro foi liderado pelo vice-premiê chinês He Lifeng e pelo secretário do Tesouro americano, Scott Bessent. Como resultado, foi firmado um acordo preliminar para reduzir tarifas, que entrou em vigor em 14 de maio com validade de 90 dias.
Pelo novo entendimento, as tarifas recíprocas entre os dois países foram ajustadas para 10%. No entanto, os Estados Unidos mantiveram uma tarifa adicional de 20% sobre produtos chineses relacionados ao fentanil, elevando a taxa total para 30%.