A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (3) uma operação para investigar um suposto esquema de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e associação criminosa na região do Chuí (RS), na fronteira com o Uruguai. Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Chuí, Santa Vitória do Palmar e Pelotas.
A investigação começou em 2022, quando um indivíduo foi preso em flagrante no Chuí com R$ 400 mil não declarados às autoridades aduaneiras. A partir do caso, a polícia identificou que lojas de roupas e calçados recebiam recursos com origem ilícita, vindos de diversas partes do país, para posterior envio ao exterior.
Durante a operação, foram apreendidos três veículos e sequestrados 10 imóveis, além do bloqueio judicial de até R$ 6 milhões, valor estimado de movimentação criminosa ao longo de um ano e meio. As medidas buscam reunir novas provas e impedir o uso dos bens supostamente adquiridos de maneira ilegal.
A PF informou que o objetivo da ação é aprofundar a apuração sobre a estrutura de envio e recebimento de dinheiro entre os suspeitos, bem como identificar os demais envolvidos no esquema. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre prisões relacionadas à operação.