Autoridades de imigração dos EUA prenderam o famoso boxeador mexicano Julio César Chávez Jr. — dias após sua briga de alto nível com Jake Paul — por ultrapassar o prazo de validade do seu visto e mentir em um pedido de green card, disseram as autoridades na quinta-feira.
Chávez foi detido em frente à sua casa na quarta-feira e será deportado para o México, onde enfrentará acusações de crime organizado, disseram as autoridades.
Veja o que você precisa saber sobre essa prisão:
Quem é Chávez?
O boxeador de 39 anos é um ex-campeão dos médios, natural do México . Seu pai, Julio César Chávez, é um dos atletas mais amados da história mexicana e membro do Hall da Fama Internacional do Boxe.
O filho lutou contra o vício em drogas durante grande parte de sua longa carreira no boxe, sendo reprovado em testes de drogas , cumprindo suspensões e perdendo peso de forma flagrante, além de ser amplamente criticado por sua dedicação intermitente ao esporte.
O jovem Chávez ainda alcançou o auge , conquistando o título dos médios do Conselho Mundial de Boxe (WBC) em 2011 e defendendo-o três vezes. Chávez dividiu o ringue com os grandes nomes da geração, Canelo Álvarez e Sergio Martínez, perdendo para ambos.
Em 2012, ele foi condenado por dirigir embriagado em Los Angeles e sentenciado a 13 dias de prisão. Em janeiro de 2024, foi preso sob acusação de porte ilegal de arma. A polícia afirmou que ele possuía dois rifles fantasma AR. Posteriormente, foi libertado mediante pagamento de fiança de US$ 50.000 e com a condição de ser internado em uma clínica residencial para tratamento de dependência química. O caso ainda está pendente, e Chávez relata seu progresso regularmente.