Enchente no Texas já mata 68 e deixa 27 meninas desaparecidas

2 Min de leitura
Família caminha sobre árvore caída após enchente que deixou mortos no Texas, em 5 de julho de 2025. — Foto: Julio Cortez/ AP

Subiu para 68 o número de mortos pela enxurrada repentina que atingiu o centro do Texas nesta sexta-feira (4), após o transbordamento do Rio Guadalupe. Entre os desaparecidos estão 27 meninas, alojadas no Camp Mystic, um tradicional acampamento cristão tomado pelas águas em poucas horas. Segundo autoridades locais, o número pode crescer com a previsão de mais chuvas intensas nos próximos dias.

Cerca de 750 crianças estavam no local quando a cheia destruiu cabanas e isolou a estrada de acesso. As áreas mais baixas foram inundadas primeiro, forçando parte das campistas a escalar morros durante a madrugada. Helicópteros, drones, cães farejadores e embarcações estão sendo usados nas buscas.

Pelo menos 400 brigadistas de diversas agências participam da operação, e mais de 800 pessoas já foram evacuadas das regiões afetadas. O vice-governador Dan Patrick declarou que os corpos estão sendo encontrados “em todos os cantos, de leste a oeste” e que as missões de resgate continuam 24 horas por dia.

O presidente Donald Trump declarou estado de desastre de grande magnitude e autorizou o envio de ajuda federal, enquanto autoridades locais reforçam a gravidade do chamado “corredor de enchentes”, onde o solo não absorve a água e a topografia intensifica o fluxo.

Em 1987, uma tragédia semelhante ocorreu no mesmo rio: dez adolescentes morreram arrastadas durante uma tempestade. Famílias agora se reúnem em pontos de apoio, enquanto redes sociais se enchem de mensagens na esperança por notícias das desaparecidas.

Compartilhar