Autoridades investigam possível falha no combustível em queda de avião na Índia

2 Min de leitura
Acidente com avião da Air India em Ahmedabad • 13/6/2025 REUTERS/Adnan Abidi

A investigação sobre o acidente aéreo com um Boeing 787 da Air India, ocorrido em 13 de junho em Ahmedabad, está centrada na hipótese de interrupção do fornecimento de combustível aos motores da aeronave. O jato, que se dirigia a Londres, caiu logo após a decolagem e deixou pelo menos 270 mortos, somando passageiros, tripulantes e vítimas no solo.

De acordo com fontes próximas ao caso, os investigadores analisam o movimento dos interruptores de controle de combustível do avião, após a leitura dos gravadores de dados de voo e voz da aeronave. A fabricante Boeing realizou uma simulação dos últimos momentos do voo, para auxiliar na apuração.

Até o momento, não foram identificadas falhas mecânicas relevantes, e nenhuma recomendação operacional foi emitida às companhias que operam o modelo Dreamliner. Ainda não está claro quais ações específicas envolvendo os interruptores estão sob exame técnico.

O relatório preliminar sobre o acidente deve ser divulgado até a próxima sexta-feira (11) pelas autoridades da Índia, que lideram o processo com apoio de equipes internacionais. No entanto, fontes alertam que o conteúdo pode sofrer alterações e não há garantia sobre o nível de detalhamento do documento.

A investigação é conduzida sob normas internacionais pelo Departamento de Investigação de Acidentes Aeronáuticos da Índia, que ainda não se pronunciou oficialmente sobre os avanços do inquérito.

Compartilhar