Israel pressiona EUA por retomada de ofensiva contra houthis após novos ataques no Mar Vermelho

2 Min de leitura
Foto: Al Mayadeen
Foto: Al Mayadeen

Em meio à intensificação dos ataques dos houthis contra embarcações comerciais e ao lançamento de mísseis balísticos contra Israel, o governo israelense solicitou aos Estados Unidos a retomada das ofensivas militares contra o grupo iemenita. O pedido foi feito durante a visita do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a Washington, segundo o The Times of Israel.

Israel argumenta que os ataques no Mar Vermelho não devem ser tratados como uma questão exclusivamente israelense, e propõe a formação de uma coalizão internacional para enfrentar o movimento rebelde, alinhado ao Irã. Um alto funcionário de segurança israelense declarou que “uma ampla coalizão é necessária para transmitir ao regime Houthi que ele está em perigo”

Escalada de violência e rompimento do cessar-fogo

O apelo israelense ocorre dois meses após um cessar-fogo informal entre os houthis e os EUA, que havia interrompido os ataques a navios comerciais. No entanto, nesta semana, os houthis afundaram duas embarcações, matando ao menos quatro pessoas, reacendendo preocupações sobre a segurança das rotas marítimas entre o Canal de Suez e o Oceano Índico.

Além disso, os houthis lançaram dois mísseis balísticos contra Israel na quinta-feira (10). Um foi interceptado fora das fronteiras e o outro caiu antes de atingir o território israelense.

Houthis prometem continuar ataques

O líder do grupo, Abdul Malik al-Houthi, afirmou em pronunciamento que continuará a atacar navios ligados a Israel que trafeguem pelo Mar Vermelho, Golfo de Áden ou Mar Arábico, enquanto persistirem os ataques e o bloqueio à Faixa de Gaza.

Compartilhar