Lula retoma proposta de taxar big techs em resposta a tarifas de Trump

2 Min de leitura
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Após meses de pausa, o governo brasileiro voltou a discutir a taxação de grandes plataformas digitais, como Google, Meta, Amazon e X. A medida foi reativada após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Em resposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil não cederá à pressão da Casa Branca e que irá cobrar impostos das empresas digitais americanas.

Três caminhos em análise pelo governo

  1. Imposto sobre Serviços Digitais (ISD) Inspirado no modelo canadense, o ISD aplicaria uma alíquota de 3% sobre receitas digitais obtidas com engajamento, publicidade e venda de dados de usuários brasileiros.
  2. Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) Um tributo com finalidade regulatória, usado para intervenções específicas no mercado, como já ocorre com combustíveis.
  3. Pilar 1 da OCDE Parte de uma proposta internacional que permitiria aos países consumidores tributar lucros de empresas estrangeiras, mesmo sem presença física local. Porém, depende de acordo global ainda não firmado.

Riscos e precedentes internacionais

  • O Canadá suspendeu seu ISD após pressão dos EUA, em busca de um acordo comercial com Trump.
  • A França, Itália, Espanha e Reino Unido mantêm tributos semelhantes, mas enfrentam resistência diplomática dos americanos.

Projetos de lei prontos para o Congresso

O governo Lula tem dois textos prontos para regular as plataformas:

  • MJSP (Justiça): Foco em direitos do consumidor, transparência e mitigação de riscos.
  • Ministério da Fazenda: Foco em concorrência, com ampliação dos poderes do Cade para investigar e punir abusos de mercado.

Lula endurece discurso

“A defesa da nossa soberania também se aplica à atuação das plataformas digitais estrangeiras no Brasil. Para operar no nosso País, todas as empresas nacionais e estrangeiras são obrigadas a cumprir as regras”

Compartilhar