O publicitário Roberto Duailibi faleceu nesta sexta-feira (18), aos 89 anos, marcando o fim de uma trajetória que redefiniu os rumos da propaganda no Brasil. Fundador da agência DPZ em 1968, Duailibi liderou campanhas para marcas como Bombril, Nestlé, Itaú e Johnson & Johnson, elevando o padrão criativo da comunicação nacional.
A DPZ tornou-se referência global ao conquistar o Leão de Ouro em Cannes, em 1975, com o filme “Homem com mais de 40 anos”. A agência também foi responsável por personagens icônicos como o “Garoto Bombril” e o “Baixinho da Kaiser”.
Além da atuação empresarial, Duailibi foi professor e diretor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), lecionou na USP e presidiu a Associação Brasileira das Agências de Publicidade por duas gestões. Intelectual da área, publicou livros como “Criatividade e Marketing” e integrava a Academia Paulista de Letras desde 2015.
Sua contribuição ao setor ultrapassou o mundo corporativo, influenciando gerações de profissionais e a cultura publicitária brasileira por mais de sete décadas.