Xi Jinping defende cooperação entre China e União Europeia

1 Min de leitura
Foto: Xinhua
Foto: Xinhua

Durante a 25ª Cúpula China-UE, realizada em Pequim nesta quinta-feira (24), o presidente chinês Xi Jinping afirmou que China e União Europeia devem manter canais abertos de diálogo e cooperação, mesmo diante das diferenças.

Em encontro com Antonio Costa, presidente do Conselho Europeu, e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, Xi destacou que interdependência não representa risco, e interesses comuns não devem ser vistos como ameaça. Ele criticou políticas de isolamento e ruptura de cadeias de suprimentos, alertando que essas práticas levam ao autoisolamento.

O líder chinês ressaltou que a estratégia de “reduzir a dependência” não pode significar o enfraquecimento da parceria China-UE, uma relação que considera complementar e benéfica para ambos os lados. Segundo Xi, o desenvolvimento econômico equilibrado pode ser alcançado com mais cooperação.

Ele também reforçou que a abertura econômica da China oferece novas oportunidades de parceria, especialmente nas áreas verde e digital. Por fim, pediu que a UE evite medidas comerciais restritivas e crie um ambiente de negócios favorável às empresas chinesas que atuam no bloco.

Compartilhar