Trump ameaça novos ataques ao Irã caso programa nuclear seja retomado

1 Min de leitura
Foto: REUTERS/Kent Nishimura
Foto: REUTERS/Kent Nishimura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que irá ordenar novos bombardeios aos complexos nucleares iranianos, caso Teerã tente reiniciar as instalações atingidas pelos EUA no mês passado.

A declaração foi feita durante encontro com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, no resort de golfe Turnberry, na Escócia. Trump disse que o Irã está emitindo “sinais desagradáveis” e advertiu: “Se reiniciarem o programa, vamos acabar com tudo mais rápido do que conseguem apontar o dedo.”

- Publicidade -

Apesar de negar qualquer tentativa de desenvolver armas nucleares, o Irã afirmou que não abrirá mão do enriquecimento doméstico de urânio. Teerã já sofreu bombardeios em três instalações nucleares, classificadas por Washington como parte de um programa armamentista.

Em resposta às declarações de Trump, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, alertou para uma reação firme em caso de novos ataques. “Se a agressão se repetir, reagiremos de forma mais decisiva e impossível de encobrir”, publicou na rede X, sem dar mais detalhes.

Os Estados Unidos justificaram os ataques anteriores como parte de uma estratégia para impedir o avanço nuclear iraniano. Já o governo de Teerã sustenta que seu programa tem fins exclusivamente civis.

- Publicidade -
Ad image
Compartilhar