Lula rebate Trump e confirma isenção de IR para agosto

2 Min de leitura
Lula e Donald Trump — Foto: Getty Images via BBC

Durante evento em Pernambuco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que havia classificado o Brasil como um dos “piores parceiros comerciais”. Lula afirmou que o Brasil não se curvará a pressões externas e destacou que os Estados Unidos obtiveram lucro de US$ 410 bilhões em 15 anos de comércio com o país.

O presidente brasileiro também criticou a postura de Trump em relação à invasão do Capitólio, dizendo que, se o ex-presidente fosse brasileiro, estaria preso. As declarações ocorreram durante cerimônia de entrega de títulos de regularização fundiária em Brasília Teimosa, no Recife.

- Publicidade -

Além da resposta às críticas, Lula anunciou que o projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil será votado até o fim de agosto. O governo também pretende enviar propostas para fornecer gás de cozinha gratuito às famílias de baixa renda e criar uma linha de crédito voltada à reforma de moradias populares.

As medidas fazem parte de um pacote econômico voltado à proteção social e ao estímulo ao consumo interno. O presidente reforçou que o Brasil busca relações comerciais equilibradas e não aceitará ser tratado como país submisso.

Compartilhar