Eric Barone, desenvolvedor de Stardew Valley, afirmou publicamente que nunca recebeu pagamento por colaborações entre seu jogo e outras produções. A declaração foi feita por meio de sua conta oficial na rede social X (antigo Twitter), onde explicou que participa dessas parcerias por admiração aos jogos envolvidos ou por acreditar que os jogadores apreciariam os conteúdos.
Barone não especificou quais colaborações considera relevantes, mas algumas das mais conhecidas incluem referências a Stardew Valley em títulos como Balatro, Terraria e Borderlands. No jogo de cartas Balatro, por exemplo, foram incluídas cartas inspiradas no universo de Stardew Valley na atualização “Friends of Jimbo 2”. Já em Terraria, itens como Stardrops e ovos de galinha azul foram adicionados na versão “Labor of Love”, lançada em setembro de 2022.
Outros jogos que também apresentam referências ao simulador de fazenda incluem Enter the Gungeon, Kleptocats e Transformice. Em todos os casos, Barone reforça que não houve qualquer tipo de compensação financeira.
Atualmente, o desenvolvedor trabalha em seu segundo jogo autoral, Haunted Chocolatier. Trailers já divulgados indicam que o novo título terá menções ao universo de Stardew Valley, mantendo a conexão entre os projetos.