A Alemanha conquistou sua primeira vitória nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2026 ao bater a Irlanda do Norte por 3 a 1 neste domingo (7), em Colônia. Apesar do resultado positivo, o técnico Julian Nagelsmann provocou polêmica ao criticar o estilo de jogo do adversário.
“Não é fácil enfrentar um time que, em toda bola parada ou livre, lança longo e ataca com dez jogadores pela segunda bola. Não é bonito de assistir, mas é eficaz e difícil de defender”, afirmou o treinador alemão após a partida.
A Alemanha abriu o placar com Serge Gnabry, mas sofreu o empate aos 34 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, Nadiem Amiri e Florian Wirtz garantiram a vitória com gols em sequência.
Reações e críticas
As declarações de Nagelsmann não foram bem recebidas por ex-jogadores da Irlanda do Norte. Stephen Craigan, que atuou em 53 partidas pela seleção, rebateu: “Dizer que foi a Irlanda do Norte que jogou assim é um pouco desrespeitoso. O goleiro alemão também lançou bolas longas e várias foram direto para fora.”
Stuart Dallas, outro ex-integrante da seleção norte-irlandesa, também criticou o técnico alemão: “Me parece que ele estava se esquivando do desempenho da própria equipe. Essa é a pior Alemanha que vejo há muito tempo. Talvez, ao rever o jogo, ele mude de opinião.”
Próximo encontro
Alemanha e Irlanda do Norte voltarão a se enfrentar pelas Eliminatórias no dia 13 de outubro, às 15h45 (horário de Brasília), em Belfast. O duelo promete ser tenso, não apenas pelo contexto esportivo, mas também pelas declarações que acirraram os ânimos fora de campo.