A suspensão do primeiro-ministro tailandês Paetongtarn Shinawatra pelo Tribunal Constitucional levantou questões sobre se o retorno político de sua família no ano passado terminaria em outra queda.
Paetongtarn foi a terceira primeira-ministra de sua família, depois de seu pai, Thaksin Shinawatra, um bilionário do setor de telecomunicações que foi um dos principais operadores políticos da Tailândia, e de sua tia, Yingluck Shinawatra, que foi a primeira mulher primeira-ministra do país. Thaksin foi deposto por um golpe militar em 2006 e Yingluck por uma decisão judicial em 2014.
Thaksin continuou a ser adorado após sua deposição pelos eleitores, que viam nele e em seus aliados um governo que zelava por seus interesses. Durante a campanha de 2022, Paetongtarn reconheceu seus laços familiares, mas insistiu que não era representante do pai. “Não é a sombra do meu pai. Sou filha do meu pai, sempre e para sempre, mas tenho minhas próprias decisões”, disse ela.
Ela também disse que espera que seu governo seja capaz de “criar oportunidades e qualidade de vida” e “fazer o país avançar”.
Paetongtarn foi suspenso na terça-feira pelo tribunal enquanto aguarda uma investigação ética sobre um vazamento de uma ligação telefônica com o líder cambojano Hun Sen, que foi considerada prejudicial aos interesses e à imagem da Tailândia.
Seus críticos afirmam que o governo de Paetongtarn pouco alcançou. A igualdade no casamento tornou-se lei, mas foi iniciada sob seu antecessor. Os controles sobre a cannabis foram reforçados após a reação pública à descriminalização, mas a medida e sua implementação foram consideradas precipitadas e confusas.
Seus críticos também citaram resultados insatisfatórios em outras políticas do partido Pheu Thai, como aumentos desiguais do salário mínimo, mudanças constantes em um programa de auxílio financeiro e a legalização estagnada e controversa de cassinos . Eles também notaram a falta de progresso nas negociações sobre tarifas com os Estados Unidos.
Mas analistas consideram que a ligação vazada após as tensões na fronteira com o Camboja é, de longe, o evento mais desastroso.