Alckmin e Tarcísio se encontram em evento do agro após escalada de tensão política

2 Min de leitura
O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) • Paulo Pinto/Agência Brasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participam nesta segunda-feira (11) do Congresso Brasileiro do Agronegócio, em São Paulo, marcando o primeiro encontro público entre os dois desde o início da crise diplomática provocada pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

O evento ocorre em meio ao distanciamento entre os governos federal e paulista, que até o início do ano mantinham uma relação de cordialidade. A tensão aumentou após declarações de Tarcísio em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e críticas ao governo Lula, além da polêmica envolvendo a desocupação da Favela do Moinho, na capital paulista.

- Publicidade -

Alckmin lidera as negociações com autoridades norte-americanas para tentar reverter o tarifaço, que excluiu itens como carne bovina e café da lista de exceções. Já Tarcísio tem cobrado publicamente ações mais enérgicas do governo federal, classificando a resposta como “lenta” e “incompetente”.

O Congresso reúne representantes do setor produtivo, autoridades políticas e executivos da bolsa de valores brasileira. Além de Alckmin e Tarcísio, estão presentes o presidente da Abag, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, e o CEO da B3, Gilson Finkelsztain. Também participam Silvia Massruhá, da Embrapa, e Antonio Mello Alvarenga Neto, da SNA.

A expectativa é que o encontro entre os dois líderes reflita os desdobramentos da crise comercial e revele os rumos da articulação política para 2026, quando Tarcísio é cotado como possível candidato à Presidência da República, enquanto Alckmin é mencionado como nome para o governo paulista.

- Publicidade -
Ad image
Compartilhar