O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) fez um alerta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), sobre o isolamento do chefe da equipe econômica no governo diante da crise fiscal em decorrência do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
O alerta foi relatado por líderes que estavam na reunião para discutir alterações no decreto sobre IOF. Na ocasião, Alcolumbre teria se referido ao que chamou de “má vontade” de dirigentes do PT, com a sensação de que Haddad estava sozinho diante da crise que elevou a cobrança do tributo.
a interpretação é de que o recado foi dado ao líder do PT, na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), e à ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT) – ambos com posições contrárias à agenda econômica de Haddad.
Na última quarta-feira (4), Alcolumbre e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já haviam mencionado a Haddad sobre a percepção de que ele estaria isolado no governo. O chefe da Fazenda teria concordado com a avaliação.