Amazônia concentra 6 dos 10 estados com mais violência sexual infantil

2 Min de leitura
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A região da Amazônia Legal registrou mais de 38 mil casos de estupro contra crianças e adolescentes entre 2021 e 2023, segundo levantamento nacional. Seis dos dez estados com maiores taxas de violência sexual infantil estão na área amazônica: Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Acre.

A taxa média da região foi de 141,3 casos por 100 mil menores em 2023, superando em 21,4% a média nacional. Municípios próximos às fronteiras brasileiras apresentaram índices ainda mais elevados, com 166,5 casos por 100 mil habitantes.

- Publicidade -

Além da violência sexual, foram registradas quase 3 mil mortes violentas intencionais de jovens de até 19 anos no mesmo período. Adolescentes negros e indígenas estão entre os mais afetados. Em 2023, 91,8% das vítimas de mortes por intervenção policial eram negras, e os registros de violência sexual contra indígenas dobraram em dois anos.

A maioria dos casos de maus-tratos ocorre dentro de casa, praticados por familiares, com destaque para meninas negras entre 5 e 9 anos. A taxa de maus-tratos na Amazônia ultrapassou a média nacional em 2023, com 52,9 casos por 100 mil menores.

O relatório recomenda ações específicas para a região, como capacitação de profissionais, melhoria nos registros policiais e fortalecimento da proteção ambiental, diante da correlação entre crimes ambientais e violência contra crianças.

- Publicidade -
Ad image
Compartilhar