Após tensão em Israel parte da comitiva brasileira retorna ao Brasil

3 Min de leitura
Parte da comitiva brasileira em Israel já embarcou no voo da Arábia Saudita para o Brasil, com duas escalas – Foto: @alvarodamiao/Instagram

Após momentos de tensão devido ao conflito entre Israel e Irã, a comitiva brasileira que estava em território israelense embarcou de volta ao Brasil na manhã desta terça-feira (17 de junho). O grupo de 12 políticos foi transportado de ônibus até Jordânia, cruzou a fronteira para a Arábia Saudita e agora segue viagem em um voo particular, com escalas na Espanha e Cabo Verde, antes do desembarque no Brasil. A chegada está prevista para quarta-feira (18).

A evacuação da comitiva brasileira

A visita da comitiva a Israel começou no dia 9 de junho, quando os representantes brasileiros viajaram para participar da MuniExpo, um evento sobre segurança e tecnologia promovido pelo governo israelense. No entanto, durante a estadia, o país entrou em conflito com o Irã.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) bombardearam Teerã na noite de 12 de junho, o que resultou em um contra-ataque iraniano contra Tel Aviv no dia seguinte. Devido aos ataques, a comitiva precisou se abrigar em um bunker, vivenciando momentos de apreensão enquanto aguardava a evacuação.

Parte da comitiva opta por permanecer em Israel

Enquanto 12 políticos embarcaram de volta ao Brasil, outros seis integrantes decidiram permanecer em Israel, alegando que o deslocamento terrestre até a Jordânia não seria seguro.

Entre os que ficaram, estão:

  • Maryanne Mattos, vice-prefeita de Florianópolis;
  • Paulo Rogério Rigo, secretário de Proteção Civil de Joinville;
  • Dilermando Garcia Ribeiro Júnior, secretário de Desenvolvimento de Aracaju;
  • Alexandre Augusto Aragon, secretário de Segurança Pública de Porto Alegre;
  • Verônica Pereira Pires, secretária de Inovação de São Luís;
  • Vanderlei Pelizer Pereira, vice-prefeito de Uberlândia.

Mattos e Rigo explicaram que estão hospedados em um bunker na cidade de Kfar Saba, a cerca de 20 km de Tel Aviv. Eles afirmam que preferiram permanecer no país, acreditando que o espaço aéreo será reaberto em breve.

Os gestores municipais que retornam ao Brasil fizeram declarações de alívio antes do embarque. Álvaro Damião, prefeito de Belo Horizonte, destacou o apoio recebido durante a evacuação:

“Estamos voltando ao Brasil. Obrigado ao governo brasileiro, de Israel, Jordânia, Arábia Saudita e a todos pelas manifestações de carinho.”

 

Fonte: Redação
Compartilhar