O Banco do Povo da China (PBoC) anunciou nesta terça-feira (24) um conjunto de 19 propostas voltadas a fortalecer o apoio à economia e ampliar a capacidade de consumo da população. As medidas incluem iniciativas para impulsionar a renda dos cidadãos e consolidar os fundamentos macroeconômicos e financeiros do país.
Entre as ações previstas estão o incentivo à empregabilidade, o avanço salarial dos residentes e o fortalecimento da proteção oferecida por seguradoras. O banco também pretende estimular a demanda interna por meio de políticas monetárias mais ativas.
Para isso, o PBoC ampliará o uso de instrumentos como concessão de crédito a setores estratégicos de serviços e a criação de canais de financiamento diversificados, incluindo títulos e ações.
A autoridade monetária também planeja intensificar a coordenação entre políticas financeiras, fiscais, industriais e outras áreas. O pacote prevê ajustes anticíclicos e intercíclicos, desenvolvimento do mercado de capitais, uso combinado de ferramentas como reservas, reempréstimos e operações de mercado aberto, além da redução dos custos de financiamento social.