BBC contesta número oficial de público no show de Lady Gaga em Copacabana

2 Min de leitura
Lady Gaga na praia de Copacabana - Foto: Divulgação

A emissora britânica BBC publicou uma análise questionando o número oficial de espectadores divulgado pelas autoridades brasileiras no show da cantora Lady Gaga, realizado em maio de 2025 na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Enquanto a Riotur estimou um público de 2,1 milhões de pessoas, a BBC calcula que a plateia não passou de 661 mil.

A investigação foi feita no quadro BBC Verify, que recebe perguntas de leitores e realiza checagens independentes. A dúvida foi enviada por um morador de Bristol, na Inglaterra, que considerou o número informado pelo governo brasileiro “difícil de acreditar”.

Para a análise, a BBC contou com apoio de um especialista em densidade de multidões, que avaliou imagens aéreas, o espaço disponível na areia e padrões britânicos de segurança para eventos. A emissora calculou que o público ocupou uma área de 140 mil metros quadrados, correspondente à faixa entre os hotéis Copacabana Palace e Hilton — cerca de 20 campos de futebol.

Utilizando a média de 4,7 pessoas por metro quadrado, padrão adotado em eventos britânicos, a estimativa máxima chegou a 660 mil participantes. A emissora alegou que, para comportar 2,1 milhões de pessoas, seria necessário utilizar toda a extensão da praia, o que não foi o caso.

Apesar da contestação, as autoridades locais mantiveram o número oficial, sem divulgar os métodos usados na contagem. Com a estimativa original, o evento teria se tornado o maior show gratuito de uma artista feminina da história, entrando para o Guinness Book e se tornando a quinta maior apresentação já realizada no mundo.

O espetáculo marcou a quarta parada da turnê “Mayhem Ball”, que promove o novo álbum “Mayhem”, lançado em março, além de trazer sucessos da carreira de Gaga.

Compartilhar