Bolsas da China e Hong Kong disparam com impulso de terras raras e setor imobiliário

2 Min de leitura
REUTERS/Xihao Jiang
REUTERS/Xihao Jiang

As ações da China e de Hong Kong registraram forte alta nesta segunda-feira (25), impulsionadas pelos setores de terras raras e imobiliário, em meio a um cenário de liquidez abundante que continua a estimular o mercado.

O índice de Xangai avançou 1,51%, atingindo seu maior nível desde agosto de 2015. Desde as mínimas de abril, o indicador acumula valorização superior a 25%. Já o CSI300, que reúne as maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 2,08%, superando o pico intradiário anterior registrado em outubro e alcançando o patamar mais alto desde julho de 2022.

- Publicidade -

Em Hong Kong, o índice Hang Seng também teve desempenho positivo, com alta de 1,94%.

 Volume recorde e otimismo no mercado

O volume de negociações nas bolsas de Xangai e Shenzhen ultrapassou a marca de 3 trilhões de iuanes, o segundo maior nível já registrado desde outubro, quando um pacote de estímulo anunciado por Pequim provocou um rali generalizado.

 Imobiliário e terras raras lideram ganhos

O setor imobiliário foi destaque, com alta de 5%, após Xangai se tornar a mais recente cidade chinesa a afrouxar restrições à compra de imóveis. A incorporadora China Vanke disparou 10%, atingindo o limite diário de valorização.

- Publicidade -
Ad image

Já o setor de terras raras subiu 6,5%, alcançando o maior nível desde o fim de 2021, após o governo chinês anunciar novas medidas para reforçar o controle sobre a oferta desses minerais estratégicos.

MARCAÇÕES:
Compartilhar