O governo brasileiro solicitou, nesta segunda-feira (9 de junho), a libertação dos ativistas detidos pelo Exército de Israel após a interceptação de um barco que seguia para a Faixa de Gaza. Entre os tripulantes estão o ativista brasileiro Thiago Ávila, a ambientalista Greta Thunberg e o ator irlandês Liam Cunningham, conhecido por seu papel na série Game of Thrones.
A embarcação Madleen, de bandeira britânica, levava 12 pessoas e seguia para Gaza com um carregamento simbólico de ajuda humanitária, incluindo arroz e medicamentos. O barco partiu da Itália no dia 1º de junho, mas foi interceptado por forças israelenses no domingo (8 de junho).
Imagens de vigilância mostram os tripulantes levantando as mãos quando uma luz forte invadiu a embarcação.
Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil reforçou o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais e pediu que Israel remova imediatamente as restrições à entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, conforme suas obrigações como potência ocupante.
O comunicado também informou que as embaixadas brasileiras na região estão em alerta para prestar assistência consular aos detidos, caso necessário.
O ministro Mauro Vieira, que está em Nice, na França, afirmou à imprensa que espera que “tudo corra bem com os tripulantes do iate apreendido pelos israelenses”.
Fonte: Redação