China habilita mais de 180 empresas brasileiras para exportação de café

1 Min de leitura
Imagem Reprodução

O governo chinês autorizou 183 novas empresas brasileiras a exportar café para o mercado asiático. A decisão, anunciada pela embaixada da China no Brasil, entrou em vigor retroativamente em 30 de julho e terá validade de cinco anos. O acordo também contempla companhias que exportam gergelim e farinhas de aves, suínos e pescado.

Nos últimos cinco anos, o consumo de café na China apresentou crescimento expressivo, atingindo 13 mil toneladas em importações líquidas. Apesar do aumento, o consumo médio por pessoa ainda está abaixo da média global, com 16 xícaras por ano.

- Publicidade -

A autorização resulta de compromissos firmados durante visita de Estado de autoridades chinesas ao Brasil. Com isso, o número total de empresas brasileiras habilitadas para exportar gergelim passa a 61. Também foram credenciadas 46 companhias para exportar farinha de aves e suínos, e outras quatro para farinha de pescado.

A medida reforça o potencial do agronegócio brasileiro na expansão para mercados asiáticos e amplia a presença de produtos nacionais em cadeias de abastecimento internacionais.

Compartilhar