Chris Paul está retornando ao Los Angeles Clippers para o que deve ser sua 21ª e última temporada na NBA.
A equipe confirmou na tarde de segunda-feira que Paul havia assinado. Ele levou os Clippers aos playoffs em cada uma de suas seis temporadas em Los Angeles.
“Chris é um dos jogadores mais impactantes a vestir um uniforme dos Clippers e é apropriado que ele retorne ao time para este capítulo de sua carreira”, disse Lawrence Frank, presidente de operações de basquete, em um comunicado.
Paul, 12 vezes All-Star Game, tornou-se um agente livre após disputar todas as 82 partidas pelo San Antonio Spurs na temporada passada, tornando-se o primeiro jogador da NBA a fazê-lo em sua 20ª temporada ou mais. Ele teve médias de 8,8 pontos e 7,4 assistências, com aproveitamento de 43% nos arremessos de quadra.
Paul declarou que queria jogar a próxima temporada perto de sua família, que mora em Los Angeles.
Ele se junta a um elenco veterano que inclui as novas adições: o armador Bradley Beal, o ala John Collins e o pivô Brook Lopez, além de Kawhi Leonard, James Harden e Bogdan Bogdanovic.
“Chris ajudará a fortalecer nossa defesa com seu excepcional controle de bola, jogo de cintura e arremessos”, disse Frank na segunda-feira.
Paul jogou seis temporadas pelos Clippers durante a era “Lob City” com Blake Griffin e DeAndre Jordan. Ele foi convocado para cinco times All-Star de 2012 a 2017 e suas 4.023 assistências ainda são as maiores da história da franquia. Ele teve médias de 18,8 pontos, 9,8 assistências, 4,2 rebotes e 2,2 roubos de bola em 409 jogos.
Os Clippers terminaram em quinto com 50-32 e perderam para Denver em sete jogos na primeira rodada.
Frank disse no sábado que a equipe estava “considerando fortemente” contratar Paul para se juntar à rotação de guardas lotada de Harden, Beal, Bogdanovic e Kris Dunn.
Paul sairá do banco.
“Ele está se juntando a nós como armador reserva e está animado para assumir qualquer função que o técnico Tyronn Lue lhe pedir”, disse Frank. “Ele quer fazer parte do grupo e temos a sorte de tê-lo de volta.”
Os Clippers querem preservar Harden, que jogou quase 2.800 minutos na temporada passada, aos 35 anos, em sua 16ª temporada na NBA. Eles veem Paul como uma garantia contra lesões que normalmente afetam um elenco durante uma temporada de 82 jogos, além dos playoffs.
“A conscientização sobre o papel, especialmente nesta próxima posição no elenco, será fundamental”, disse Frank.