Cometa interestelar 3I/ATLAS é registrado em imagens inéditas

2 Min de leitura
Imagem mostra o cometa interestelar 3I/ATLAS passando pelo nosso Sistema Solar • ESO

Astrônomos registraram imagens inéditas do cometa 3I/ATLAS, o terceiro objeto interestelar já identificado em passagem pelo nosso Sistema Solar. Os registros foram divulgados pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e capturados com o instrumento FORS2 no telescópio VLT, localizado no Chile, durante a noite de 3 de julho de 2025.

O corpo celeste foi detectado inicialmente no dia 1º de julho pelo telescópio de pesquisa ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System). Dias depois, sua natureza como cometa foi confirmada pela NASA. A origem do 3I/ATLAS está associada a regiões extremamente distantes no espaço, sendo considerado um “visitante” da vizinhança cósmica.

Com trajetória vinda da constelação de Sagitário, o cometa não representa ameaça à Terra. Ele manterá distância mínima de 1,6 unidades astronômicas (aproximadamente 240 milhões de quilômetros) do planeta e deve atingir seu ponto mais próximo do Sol em 30 de outubro de 2025, ficando a 1,4 unidades astronômicas, pouco dentro da órbita de Marte.

Visibilidade no Brasil

  • O cometa poderá ser observado do território brasileiro:
    • Início de outubro: antes do anoitecer, próximo ao horizonte oeste.
    • Início de novembro: antes do amanhecer, próximo ao horizonte leste.

Por conta da baixa luminosidade, será necessário o uso de telescópios de médio a grande porte com câmeras astronômicas para visualização adequada.

Astrônomos internacionais seguem investigando o tamanho e as propriedades físicas do 3I/ATLAS, aproveitando a rara oportunidade de estudar um objeto interestelar em trânsito pelo sistema solar.

Compartilhar