Conselheiro de Trump apoia Bolsonaro e critica STF após medidas cautelares

2 Min de leitura
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O estrategista político Jason Miller, conselheiro do presidente dos EUA Donald Trump, manifestou apoio público ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta sexta-feira (18), após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar medidas restritivas contra o político brasileiro. Em publicação no X (antigo Twitter), Miller escreveu:

“Permaneça forte, presidente Jair Bolsonaro! O mundo inteiro está assistindo às táticas ditatoriais e antidemocráticas de Alexandre de Moraes, e dezenas de milhões de pessoas o apoiam. Não descansaremos até que a perseguição política acabe”.

Medidas impostas pelo STF

As medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes incluem:

  • Uso obrigatório de tornozeleira eletrônica
  • Recolhimento domiciliar noturno (das 19h às 7h)
  • Proibição de uso de redes sociais
  • Proibição de contato com embaixadores, diplomatas estrangeiros e outros investigados, como os filhos Eduardo e Carlos Bolsonaro

Reações da família Bolsonaro

O apoio de Miller veio em resposta a uma publicação de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que acusou o Judiciário de promover uma “perseguição política” e pediu que o pai “fique firme”. Em outra postagem, posteriormente apagada, Flávio sugeriu que Trump deveria rever a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e aplicar sanções individuais contra autoridades brasileiras envolvidas no processo.

Histórico de atritos

Jason Miller já teve desentendimentos com Moraes. Em 2021, foi abordado pela Polícia Federal no aeroporto de Brasília, no âmbito do inquérito das chamadas “milícias digitais”. Fundador da rede social Gettr, Miller se tornou figura frequente no debate político internacional por abrigar usuários banidos de outras plataformas.

Compartilhar