Diretor brasileiro vence prêmio em festival internacional de IA no audiovisual

2 Min de leitura
O Metamorph AI Awards é parte da programação oficial do London AI Summit, que reúne alguns dos principais nomes da indústria global de entretenimento e tecnologia em Londres • Divulgação

O cineasta e diretor de fotografia brasileiro Rod Cauhi foi premiado no Metamorph AI Awards 2025, um dos principais festivais de inteligência artificial aplicada ao audiovisual. Cauhi venceu na categoria “AI in Advertising” com o filme “Lunar Pilot: Dark Side of the Moon”.

Cena de “Lunar Pilot: Dark Side Of The Moon” • Divulgação

O Metamorph AI Awards faz parte da programação oficial do London AI Summit, que reúne grandes nomes do setor de entretenimento e tecnologia. Emocionado com a vitória, Cauhi declarou que o prêmio representa um marco para sua trajetória profissional.

“Para mim, como diretor brasileiro, é muito importante ser selecionado e nomeado em festivais internacionais. Quem é artista sabe o quão difícil é ganhar qualquer coisa”, afirmou.

Rod Cauhi também foi indicado na categoria AI Storytelling, com o filme “The Spirit of Carnival”, mas não venceu nesta modalidade.

Além do prêmio no festival britânico, “Lunar Pilot” foi indicado em outros eventos de prestígio, incluindo o Seoul IA Film Festival, na Coreia do Sul, o AI Artist, na China, e o AI Film Awards, no Himalaia.

O cineasta já trabalhou em diversas produções, incluindo o curta-metragem “Abismo” (2019) e videoclipes de músicas conhecidas, como “Tempos Modernos” (2018), de Lulu Santos & MUS, e “Lembra” (2017), de Luiza Possi.

Com o reconhecimento internacional, Rod Cauhi consolida sua presença na indústria do audiovisual e reforça a importância da inteligência artificial como ferramenta para novas narrativas cinematográficas.

Compartilhar