Elon Musk critica Trump por não divulgar arquivos sobre Jeffrey Epstein

2 Min de leitura
Foto: REUTERS/Nathan Howard
Foto: REUTERS/Nathan Howard

O bilionário Elon Musk voltou a criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira (8), ao questionar publicamente a falta de transparência sobre os documentos relacionados ao caso Jeffrey Epstein. Em publicação na rede social X, Musk escreveu: “Como as pessoas podem confiar em Trump se ele não divulgar os arquivos de Epstein?”

Segundo o empresário, os documentos conteriam menções ao ex-conselheiro de Trump, Steve Bannon, o que reforçaria a necessidade de torná-los públicos. A declaração intensifica o embate entre Musk e o presidente, que já vinham se distanciando politicamente nos últimos meses.

Durante uma reunião de gabinete no mesmo dia, Trump reagiu com irritação ao ser questionado sobre o caso. “As pessoas ainda estão falando sobre esse cara, esse pervertido? Isso é inacreditável. Você quer perder tempo? Não posso acreditar que está fazendo uma pergunta sobre Epstein numa hora dessas”, disse o presidente.

Mais cedo, o Departamento de Justiça dos EUA e o FBI divulgaram um relatório afirmando que não há evidências de que Epstein tenha mantido uma “lista de clientes”, praticado chantagens contra figuras poderosas ou tenha sido assassinado. A conclusão oficial reforça a versão de que o financista cometeu suicídio em sua cela, em Nova York, em julho de 2019.

Musk, que anteriormente apoiava Trump, acusou o presidente de proteger envolvidos no caso e chegou a afirmar que os documentos não foram divulgados porque o nome de Trump aparece neles. A tensão entre os dois aumentou após Musk anunciar a criação do America Party, um novo partido político que pretende disputar assentos no Congresso em 2026.

Jeffrey Epstein foi acusado em 2019 de tráfico sexual de menores e conspiração. Segundo os promotores, ele abusou de dezenas de meninas entre 2002 e 2005, algumas com apenas 14 anos, em suas residências em Nova York e na Flórida. Ele também recrutava vítimas para atrair outras menina.

Compartilhar