A enxurrada repentina que atingiu o Rio Guadalupe, no Texas, nesta sexta-feira (4), provocou a morte de 24 pessoas e o desaparecimento de pelo menos 23 meninas em um acampamento cristão da região. O desastre reacendeu lembranças de uma tragédia semelhante ocorrida em 1987, que inspirou um filme sobre a busca desesperada por jovens arrastados pela correnteza.
A cheia destruiu o Camp Mystic, localizado nas margens do rio, onde as adolescentes participavam de atividades recreativas. Um dos medidores de nível hídrico registrou elevação de 6,7 metros em apenas duas horas, antes de parar de funcionar ao ultrapassar os 9 metros.
Mais de 400 profissionais atuam nas buscas, apoiados por helicópteros, drones e embarcações. Ao menos 237 pessoas foram resgatadas com vida. Entre os relatos, estão jovens que subiram em árvores para escapar da força das águas e outros que foram içados por cordas ligadas a aeronaves.
A região afetada é conhecida como “corredor de enchentes”, devido à baixa permeabilidade do solo e à geografia que acelera o fluxo de água. Representantes estaduais pediram orações e prometeram que as operações seguirão até que todos os desaparecidos sejam localizados.