Jeeno Thitikul saiu do quinto green após um duplo bogey na primeira rodada do KPMG Women’s PGA Championship, lembrando-se de ter paciência e que alguns erros de tacada vão acontecer.
“Majors, vocês vão errar de qualquer jeito”, disse Thitikul, segunda colocada no ranking mundial feminino. “Uma forma de se recuperar é mais importante.”
Thitikul certamente encontrou uma maneira de fazer isso em uma quinta-feira quente e ventosa, terminando com 68, 4 abaixo do par, uma tacada de vantagem sobre Minjee Lee (69). Haeran Ryu, Rio Takeda e Somi Lee marcaram 70 cada.
O único buraco acima do par para Thitikul foi seguido por um par antes que ela fizesse cinco birdies em uma sequência de seis buracos, com um de 60 pés no oitavo buraco, par 3, no meio de três seguidos.
“Meu putter foi muito bem”, disse a tailandesa de 22 anos, que busca seu primeiro título importante. “Nos primeiros nove buracos, tivemos bastante vento, e mais do que nos últimos nove, mas (fizemos) os putts 7, 8 e 9, o que aumenta a confiança para chegar aos últimos nove buracos.”
Thitikul, que mora na região de Dallas, precisou de apenas 25 putts no campo Fields Ranch East, no PGA Frisco. Seus putts alcançaram 59,5 metros.
Apenas 15 das 156 jogadoras quebraram o par, sem nenhuma rodada sem bogeys em um dia em que as temperaturas chegaram a 32°C e o calor foi ainda maior. Também tivemos os ventos onipresentes do Texas em um campo mais aberto após o PGA Feminino do ano passado, em Sahalee, cercado por árvores, nos arredores de Seattle.
Maja Stark, que há três semanas venceu o US Women’s Open , fez 3 acima do par, 75. A atual campeã, Amy Yang , terminou com 76 e foi uma das últimas jogadoras a sair do campo em um dia com rodadas de seis horas.
Thitikul jogou com a primeira colocada Nelly Korda (72) e a terceira colocada Lydia Ko (75).
Korda, que agravou uma lesão no pescoço com uma pancada forte durante uma rodada de treino na segunda-feira, abriu com sete pares consecutivos em uma rodada que teve dois birdies e dois bogeys. Ko foi o único do grupo a fazer um birdie no primeiro buraco, par 5, de 513 jardas, mas não conseguiu outro no resto do dia.
Enquanto Korda disse que não sente dor ao dar golpes, a bicampeã de Grand Slam disse que sente dor “apenas com a rotação” do pescoço e que é difícil ficar confortável para dormir à noite.
“Está melhor, sim. Melhorando a cada dia, o que é bom”, disse ela. “Só porque eu machuquei no ano passado, sempre que machuco o pescoço, demora um pouco mais do que o normal. … Só que agora levo tipo uma semana para me recuperar quando torço o pescoço.”
Korda abriu com sete pares, incluindo no sétimo buraco, par 4, de 317 jardas, onde acertou um drive de 294 jardas em um vale próximo ao green. Sua tacada inicial ricocheteou na borda do green e rolou de volta pela encosta até onde ela estava. Korda acertou sua próxima tacada a 60 cm.
O quinto buraco de Thitkul começou com uma tacada para fora de campo e uma penalidade. Sua sequência de birdies começou com uma tacada de quase 5,5 metros no buraco 7, antes da longa no buraco 8. Ela fez um birdie de 10,6 metros no buraco 17 e quase fez outra, mais que o dobro da distância, no buraco 18, par 4, de 434 jardas.
Lee, duas vezes campeã de torneios importantes, uma australiana de 29 anos que também mora no norte do Texas, não vence desde 2023. Ela abriu quinta-feira com um bogey e terminou com dois bogeys nos últimos três buracos. Entre um e outro, fez sete birdies.
“Acho que foram bogeys bem suaves. … Bem, no buraco 16, foi um pouco suave e, obviamente, o primeiro buraco é um par 5. Eu deveria fazer birdie ou par, no mínimo”, disse Lee. “Obviamente haverá bogeys, mas acho que, para mim, eu apenas tento ser paciente. Se eu fizer um bogey, tento compensar com algo melhor do que isso. Não dá para se precipitar, principalmente com esse tempo. Acho que é mais o calor que está acabando com a sua concentração.”
Lee fez bogey no buraco 12, de 425 jardas, onde entrou em um rough denso à direita e de lá foi para o rough da esquerda. Ela salvou o par no buraco 13, par 3, acertando um bunker a 1,65 m, e conseguiu birdies consecutivos para chegar a 5 abaixo do par — o menor número de todos na primeira rodada. Depois, vieram seus bogeys tardios, errando um par de 2,13 m no buraco 16 e acertando sua aproximação no buraco 18 em um bunker.