Governo define pacote de apoio contra tarifa dos EUA

2 Min de leitura
Presidente Lula e vice-presidente e ministro do MDIC, Alckmin - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira (11) com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para decidir sobre o pacote de ajuda a setores afetados pelas tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

O Ministério da Fazenda elaborou um estudo com diversas propostas, incluindo medidas não recomendadas pela própria pasta. Entre as alternativas estão linhas de crédito para capital de giro, aumento de compras governamentais e ações para mitigar impactos sobre exportadores.

- Publicidade -

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) reduziu sua lista de 37 propostas para oito prioritárias, como financiamento, proteção ao emprego, devolução de créditos tributários e medidas antidumping. No setor agropecuário, os pedidos incluem compras governamentais de produtos perecíveis, como frutas e pescados, além de crédito para exportações e ajustes regulatórios.

Algumas ações, como o aumento do teor mínimo de frutas em bebidas industrializadas, podem ser implementadas por decreto presidencial, sem necessidade de aprovação legislativa. O objetivo é absorver parte da produção que perderá espaço no mercado americano.

Exportadores também solicitaram soluções para contratos de adiantamento de câmbio (ACC), que ficam vulneráveis quando há cancelamento de compras externas. O governo avalia alternativas para evitar prejuízos com juros elevados em caso de inadimplência.

- Publicidade -
Ad image
Compartilhar