Haddad Critica Projeto que Permite Congresso Destituir Diretores do Banco Central: “Preocupa”

2 Min de leitura
Lula Marques/Agência Brasil
Lula Marques/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, demonstrou preocupação nesta quarta-feira (3) com a iniciativa de partidos do Centrão na Câmara dos Deputados de acelerar a tramitação de um projeto de lei que permitiria ao Congresso destituir presidentes e diretores do Banco Central.

“Vejo com preocupação, porque não foi conversado conosco, com o governo de forma geral, e imagino que nem com o Banco Central”, afirmou Haddad a jornalistas.

O ministro defendeu a autonomia administrativa e orçamentária da autoridade monetária e criticou a proposta, que, segundo ele, não traz benefícios e sequer foi debatida com os principais atores envolvidos.

- Publicidade -

“Não vejo nenhuma razão para esse projeto caminhar. Não foi discutido com ninguém. É um projeto, se não me engano, de 2021, apresentado nem sei por quem. Preocupa a intenção por trás disso”, declarou.

 Reforma tributária e combate à inadimplência

Mais cedo, Haddad se reuniu com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para discutir a tramitação do segundo projeto de regulamentação da reforma tributária, que pode ser votado ainda em setembro.

Durante o encontro, também foi debatida a proposta que endurece as regras contra devedores contumazes — empresas que deixam de pagar tributos de forma recorrente e sem justificativa. A medida busca reforçar o combate à inadimplência fiscal e garantir maior equilíbrio na arrecadação.

MARCAÇÕES:
Compartilhar