Aproveitando o pior desempenho do Edmonton Oilers em várias semanas, o atual campeão Florida Panthers aproveitou os erros para vencer o Jogo 3 em uma goleada de 6 a 1 na noite de segunda-feira e assumir a liderança da série por 2 a 1.
Brad Marchand se tornou o jogador mais velho a marcar em cada um dos três primeiros jogos de uma final, enquanto Sam Bennett marcou seu 14º gol, liderando os playoffs da NHL, após uma forte pancada em Vasily Podkolzin, do Edmonton, que contribuiu para o turnover que o lançou em uma escapada. Marchand e Bennett se combinaram para marcar oito gols pela Flórida, que dominou em quase todos os sentidos.
“Acabamos jogando o que a Flórida mais ou menos queria”, disse o goleiro do Oilers, Stuart Skinner, que foi retirado após sofrer cinco gols em 23 chutes. “Eles foram ótimos esta noite.”
E não foram apenas Bennett e Marchand. Carter Verhaeghe e Sam Reinhart marcaram seus primeiros gols na série, Aaron Ekblad marcou para pressionar Skinner e Evan Rodrigues marcou o gol da vitória nos minutos finais.
“Somos um time muito profundo”, disse Marchand. “Um dos nossos pontos fortes é a profundidade do grupo, desde o ataque até a defesa, passando pelo goleiro.”
Do outro lado do gelo, Sergei Bobrovsky recebeu os gritos de “Bobby! Bobby!” de uma torcida animada do sul da Flórida. O goleiro bicampeão do Troféu Vezina, conhecido como “Bob”, esteve em campo nas poucas chances de qualidade que os desconcertados Oilers criaram, fazendo 32 defesas.
“Nada vai ser perfeito na nossa forma de jogar”, disse Reinhart. “Nesta época do ano, precisamos de goleiros de nível internacional, e é isso que temos consistentemente.”
Perry — aos 40 anos, o jogador mais velho da série — venceu Bobrovsky com mãos sedosas para um gol de power play, mantendo esta final como uma vitrine de veteranos cautelosos junto com Marchand.
Connor McDavid não conseguiu colocar seu time nos trilhos, e Edmonton recebeu 15 punições menores — lideradas pelas três de Evander Kane, além de uma má conduta, totalizando 85 minutos de penalidade — incluindo uma briga que começou com menos de 10 minutos restantes. Trent Frederic e Darnell Nurse, que lutaram contra Jonah Gadjovich, sofreram má conduta que os tiraram de um jogo cujo resultado já estava determinado há muito tempo.
“As emoções em todos esses jogos são extremamente intensas”, disse Marchand. “Esta é a época do ano em que você quer jogar e aproveitar cada minuto.”
Depois que a final pareceu o mais equilibrada possível, com os jogos 1 e 2 precisando de prorrogação, prorrogação e, em seguida, duas prorrogações, o jogo 3 foi um jogo desequilibrado. Os Oilers se descontrolaram a ponto de Jake Walman ter que jogar água nos jogadores dos Panthers no banco de reservas, de sua posição no time visitante.
As equipes terão um tempo extra de folga antes do Jogo 4 na quinta-feira à noite, quando os Panthers terão a chance de abrir 3 a 1 de vantagem e chegar perto de uma segunda vitória.
“O jogo 4 é realmente um jogo importante”, disse McDavid. “É um jogo de muita oscilação.”