Iêmen ataca aeroporto Ben Gurion com míssil hipersônico e intensifica ofensiva contra Israel

1 Min de leitura
Foto: Reuters
Foto: Reuters

As Forças Armadas do Iêmen anunciaram nesta terça-feira (1º) um ataque com míssil balístico hipersônico Palestine-2 contra o Aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, além de operações com drones em Jaffa, Ashkelon e Eilat. A ação, segundo o porta-voz militar Yahya Sari, teria paralisado as atividades no aeroporto e provocado a fuga de civis israelenses.

Detalhes da ofensiva

- Publicidade -
  • O míssil Palestine-2 teria atingido com sucesso o aeroporto, localizado na região de Yafa.
  • Três drones também foram lançados contra alvos estratégicos em cidades israelenses.
  • As ações fazem parte da segunda fase da ofensiva iemenita, iniciada em março, segundo o líder do movimento Ansarullah, Seyed Abdulmalik Badreddin al-Houthi.

Justificativa e contexto O governo iemenita, liderado pelo Ansarullah, afirma que os ataques são uma resposta direta às operações militares de Israel na Faixa de Gaza, que já deixaram mais de 56 mil mortos desde outubro de 2023, segundo autoridades palestinas.

Reações e tensão regional

  • Sirenes de alerta foram ativadas em Jerusalém e outras áreas da Palestina ocupada, elevando o nível de alerta em Israel.
  • O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, prometeu retaliação, comparando o Iêmen ao Irã em termos de ameaça estratégica
Compartilhar