O representante permanente do Irã na ONU, Amir Saeid Iravani, afirmou nesta terça-feira (25) que o atual cenário internacional representa a melhor oportunidade para retomar as negociações sobre o programa nuclear iraniano. “Estamos agora mais próximos da diplomacia do que nunca”, declarou durante reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre não proliferação nuclear, que contou também com a presença da missão israelense.
Iravani reiterou que Teerã continua confiante na possibilidade de uma solução diplomática para as questões envolvendo seu programa nuclear e as sanções internacionais.
Mais cedo, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, reforçou a urgência do momento. Segundo ele, há uma “janela de oportunidade” para restaurar o diálogo após os recentes ataques ao Irã, realizados sob a égide das Nações Unidas. “Se essa janela se fechar, a violência e a destruição podem atingir níveis impensáveis, e o regime global de não proliferação pode colapsar”, alertou.
Os ataques às instalações nucleares iranianas abalaram a credibilidade do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) e do sistema de verificação da AIEA, que depende do acordo para monitorar o uso pacífico da energia atômica. Vale lembrar que Israel, ao contrário do Irã, não é signatário do TNP.