Irã lança nova ofensiva contra Israel com mísseis e drones

2 Min de leitura
Foto: Rami Shlush / Reuters
Foto: Rami Shlush / Reuters

Irã e Israel chegaram ao quinto dia de conflito nesta terça-feira (17). As trocas de ataques deixaram 248 mortos nos dois países, de acordo com números divulgados por autoridades locais.

Em resposta a Israel, o Irã lançou a Operação Promessa Verdadeira 3, que atingiu alvos militares israelense.

A imprensa iraniana informou na madrugada desta terça-feira que explosões foram registradas em Teerã. Bombardeios também foram relatados em Natanz, cidade que abriga importantes instalações nucleares — localizada a cerca de 320 quilômetros (km) da capital.

O Líder Supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, é a principal autoridade religiosa e política do país. Ele atua como chefe de Estado e comandante-chefe, tendo a palavra final sobre as políticas públicas da nação asiática.

O governo israelense, comandado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, lançou uma operação em larga escala chamada Leão Ascendente, afirmando ter atingido alvos militares e instalações do programa nuclear iraniano.

Na tentativa de justificar os ataques, Israel alega ser necessário destruir a capacidade nuclear iraniana e afirma que o Irã representa uma ameaça à estabilidade no Oriente Médio.

A Força Aérea israelense realizou várias ondas de ataques em diferentes regiões do Irã, incluindo Teerã, matando altos comandantes militares iranianos, além de cientistas nucleares.

Fonte: Redação

MARCAÇÕES:
Compartilhar