O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu nesta quinta-feira (14) às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que classificou o Brasil como um “parceiro comercial horrível”. Lula afirmou que os Estados Unidos têm obtido lucros significativos com o comércio bilateral e negou prejuízos para o país norte-americano.
Durante evento em Recife, Lula disse que Trump “resolveu contar algumas mentiras sobre o Brasil” e destacou que, nos últimos 15 anos, os Estados Unidos acumularam US$ 410 bilhões em superávit comercial com o Brasil. “É mentira quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial”, afirmou Lula.
Mais cedo, Trump criticou as tarifas brasileiras sobre produtos americanos, alegando que são “tremendas” e superiores às aplicadas pelos EUA. Ele justificou a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros como resposta ao que chamou de “perseguição política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Trump também questionou a condução do processo judicial contra Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), classificando-o como uma “execução política”. Lula rebateu, afirmando que o Brasil segue o rito legal e que suas instituições funcionam com independência.