Macron Anuncia Apoio Militar à Ucrânia: 26 Países Prontos para Atuar Após Cessar-Fogo

2 Min de leitura
(Foto: PHILIPPE MAGONI/Pool via Reuters)
(Foto: PHILIPPE MAGONI/Pool via Reuters)

Durante uma coletiva de imprensa em Paris nesta terça-feira (4), o presidente francês Emmanuel Macron revelou que 26 países da chamada “Coalizão dos Dispostos” se comprometeram a enviar tropas à Ucrânia assim que um cessar-fogo ou acordo de paz for estabelecido. A declaração foi feita após uma reunião com representantes de 35 nações, realizada na capital francesa.

Segundo Macron, o apoio militar incluirá presença terrestre, marítima e aérea, com o objetivo de garantir segurança e estabilidade no território ucraniano.

- Publicidade -

“Hoje, 26 países confirmaram oficialmente seu compromisso de enviar tropas para a Ucrânia em apoio ou para garantir sua presença em terra, no mar ou no ar”, afirmou o presidente francês.

Macron evitou divulgar o tamanho do contingente planejado, alegando que isso poderia comprometer a estratégia frente à Rússia. No entanto, garantiu que os chefes de estado-maior já estão trabalhando em planos concretos por meio de canais confidenciais.

 Cooperação e Garantias de Segurança

Países como Alemanha, Itália e Polônia confirmaram participação por meio de treinamento de tropas e apoio operacional. Macron destacou que o envio das forças não tem caráter ofensivo, mas sim estratégico, com foco na paz e na proteção da Ucrânia.

“Eles não serão enviados para a linha de frente, mas para áreas designadas, ainda em consideração”, explicou.

A reunião também definiu o início de um processo político e jurídico para formalizar garantias de segurança entre os países da coalizão e a Ucrânia, reforçando o compromisso internacional com a reconstrução e estabilidade pós-conflito.

- Publicidade -
Ad image
Compartilhar