Megaoperação revela esquema de tráfico de animais após investigação secreta

1 Min de leitura
Foto: Divulgação/PCPR
Foto: Divulgação/PCPR

Uma megaoperação da Polícia Civil do Paraná, em parceria com autoridades de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, desmantelou um esquema internacional de tráfico de animais silvestres e exóticos. A ação, realizada nesta terça-feira (17), resultou na prisão de 16 pessoas e no resgate de mais de mil animais, incluindo onças, tucanos, serpentes, araras, macacos e lagartos.

A investigação, que durou dois anos, revelou que os criminosos operavam por meio da internet, utilizando grupos clandestinos com mais de 20 mil membros para negociar os animais. As entregas eram feitas por caminhoneiros, envios postais e aplicativos de entrega.

Segundo a polícia, São Paulo era o centro de distribuição nacional, enquanto os núcleos do Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais abasteciam o Sul, Sudeste e parte do Nordeste.

Os suspeitos enfrentam acusações de tráfico de animais, maus-tratos, falsificação de documentos públicos, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com penas que podem chegar a 25 anos de prisão.

A operação é um desdobramento de uma ação realizada no início de 2024, que já havia resultado na prisão de nove pessoas e na apreensão de 390 animais.

Fonte: Redação

Compartilhar